segunda-feira, setembro 22, 2003
Somos todos prisioneiros!
Prisioneiros das fronteiras dos países onde nascemos. Não somos livres de circular, de mudar de vida, país, lingua, emprego... Estamos presos com amarras ao lugar onde nascemos.
Com as condições económicas actuais seria, para a maioria de nós, um acto de loucura lançar-se no acaso de emigrar para outro país. E mesmo tendo as condições financeiras para o poder fazer, quem nos garante de podermos ficar no país que escolhemos? Quem nos garante que nos vai ser dada a legalidade para podermos viver onde decidimos que queriamos ficar?
Seremos nós propriedade de um país? As fronteiras são mais uma maneira de controlo de pessoas e de exercício do poderio de alguns sobre muitos.
O controlo de emigração, o controlo de entradas de estrangeiros, a perseguição que lhes é feita, tudo isso é gerador do tráfico de pessoas. Haveria lugar para o sórdido negócio se nos pudessemos movimentar livremente entre países?
Seria assim tão negativo para a economia de qualquer país a livre circulação de indivíduos? Tem sido sistemáticamente provado que a imigração estimula a economia e traz dinheiro. O controlo de criminosos seria sempre possível. Mas a necessidade de ter que se ter autorização de um governo para lá residir é apenas uma limitação à liberdade indivídual.
a liberdade não existe....
salamandrine 12:32
|